Convênios Médicos

Planos para todos os bolsos e necessidades
Cada pessoa é diferente e tem necessidades próprias e específicas. Por isso, oferecemos diferentes planos de saúde para cada bolso e necessidade.

Procurando hospitais mais simples e próximos da sua casa? Oferecemos planos com essas opções. Planos sem carência? Temos também. Quer um plano mais completo, com mais especialidades inclusas e cobertura nacional? Também oferecemos essa opção. Procurando plano para sua família, plano de saúde infantil ou empresa? Conte conosco.

Qual é a diferença entre seguro e plano de saúde?

Para fins de fiscalização pela ANS, o seguro saúde é tratado como um plano privado de assistência à saúde, conforme a Lei nº 10.185, de 2001.

Para fins práticos, porém, existe uma grande diferença entre seguro e plano de saúde: é o reembolso das despesas médico-hospitalares. No seguro saúde, o reembolso é a regra, possibilitando livre escolha de médicos e hospitais. Nos demais planos de saúde, o reembolso é excepcional, sendo pouco comum e muitas vezes restrito a planos adquiridos apenas pelas classes de renda mais alta.

Ambos oferecem serviços de assistência médica diferenciados, com maior ou menor abrangência, de acordo com o contrato assinado entre você e a operadora. Tanto no seguro como no plano de saúde, basicamente, você, pessoa física, pode escolher entre contratos individuais ou familiares e contratos coletivos empresariais ou por adesão. Atualmente, entretanto, as seguradoras especializadas em saúde não estão comercializando contratos individuais.

 

Seguro Saúde é diferente?

Sim. Apesar de as pessoas utilizarem os termos plano de saúde e convênio médico para a mesma finalidade, existe um terceiro termo que tem diferenças estruturais em sua forma.

seguro saúde não funciona como um convênio médico. Diferentemente do convênio médico ou plano de saúde, na modalidade de seguro saúde o beneficiário utiliza médicos e demais serviços da rede particular. Aí então, ele e é reembolsado pelo seguro saúde.

Pensando assim, fica muito parecido com as características do plano de saúde? Sabemos que o reembolso também pode acontecer em alguns tipos de convênio médico e plano de saúde. Então veja abaixo alguns aspectos pontuais que vão esclarecer essas diferenças:

  • No seguro saúde você não possui uma rede credenciada para escolher o médico que irá lhe atender ou hospital onde irá fazer uma cirurgia. Você terá total liberdade para escolher os laboratórios, clínicas e hospitais que irá utilizar.
  • Por utilizar serviços particulares e ser reembolsado depois, o segurado do seguro saúde acaba tendo mais agilidade no atendimento em comparação ao convênio médico. Isso porque a disponibilidade de agenda dos médicos particulares costuma ser mais acessível.
  • No seguro saúde é possível contratar módulos de cobertura que atenderão o beneficiário de modo mais exclusivo do que no convênio médico ou plano de saúde.